terça-feira, 20 de julho de 2010

Mitos, regras e lendas da decoração – Parte 02

Segue o segundo post da série (não me pergunte até onde vai...) Mitos, regras e lendas da decoração.

Na dúvida, vai de bege, ou areia, ou creme, ou crú, ou marrom claro, ou palha...

Claro que para alguns (principalmente seu namorado ou marido) todas essas cores se resumem ao bege! Mas as nuances que ficam entre o branco e o marrom na escala de cores estão cada vez mais variadas. Os fabricantes de tintas que o digam!

Um dos grandes mitos da decoração que sempre ouvi é o de que bege vai com tudo. Claro que o bege consegue criar harmonia com qualquer outra tonalidade. Mas não deixe de arriscar ou seu ambiente vai acabar ficando sem graça. A verdade é que hoje existem tantas ferramentas de simulação disponíveis, que não dá nem tempo de sofrer.

Minha singela sugestão: aplique cores neutras (Não precisa ser só o bege! Pode ser branco, cinza, preto, marrom) em elementos mais complicados de se modificar ao longo do tempo (móveis grandes ou planejados, piso, molduras). No restante (acessórios, paredes, tapetes, móveis menores) você pode pirar. Além de ficar mais fácil e mais barato pirar com mais frequência.

Pense no bege (ou outra cor neutra) como o fundo. Mas não se obrigue a usar a mesma tonalidade para os outros elementos da decoração.

Mais uma vez, tudo depende do seu estilo e da funcionalidade do espaço. Se você é feliz morando em uma caixinha bege, quem sou eu para sugerir um tapete vermelho. Não é mesmo?

Conselho 01: cuidado ao escolher cores em catálogos e ferramentas de simulação. A cor final em seu ambiente (seja nas paredes ou nos móveis e acessórios) depende muito da iluminação, que pode mudar radicalmente o resultado final. Faça teste de cores in loco e em diferentes horários para ter certeza de que as cores escolhidas não vão se tornar indesejáveis ao cair da noite.

Eu ia incluir alguns vídeos aqui mas esta distinta ferramenta de post não me permite. Seguem os links para os vídeos de transformações interessantes de ambientes 'boring beige'.

http://www.hgtv.com/videos/ban-beige/29523.html
http://www.hgtv.com/videos/sea-of-beige-no-more/48228.html
http://www.hgtv.com/videos/beige-kitchen-goes-green/44402.html

Esse é um exemplo clássico também de como evitar a monotonia do bege:


Fonte: todos os conteúdos em vídeo e fotos exibidos pertencem ao site http://www.hgtv.com

3 comentários:

Amanda Oliveira disse...

Luuuuu que maravilha...amei o blog...melhor...amei ver que vc achou seu hobby...
Acho que já havia comentado com você que adoro decorações e sempre me meto A DECORADORA lá em casa...rsrs. O blog ficou lindo e super informativo..enfim...adorei !!!
Saudades bjo Amandinha

Unknown disse...

Oi Lu..sou uma little anta na computação,mas vou te deixar um recado: adorei as fotos e dicas!Isso tudo não é apenas hobby, é vontade de viver, perseverança, inteligência. Admiro muuuiiiito vc e amo mais ainda!!!

Lu disse...

Ia,
Vc é um anjo na minha vida. Meu anjo da guarda. Tb amo vc, irmã querida!
Bj