quinta-feira, 8 de julho de 2010

Era uma vez um pinguim de geladeira

"Vou me embora desta terra
com meu pingo e chaleira
pois aqui já não existe
um pinguim na geladeira"
(trova do folclore gaúcho)

"No hay cana sin Jerez
Ni boca sin tu carmin
Riachuelo sin pez
Heladera sin pinguin"
(Cancionero de la Patagonia)


Dia desses me peguei olhando uma curiosa figura na minha cozinha: meu pinguim. Claro que estou falando do pinguim que mora em cima da minha geladeira! Comecei a questionar a origem desse bibelô e resolvi pesquisar um pouco para postar aqui no IdD (a.k.a. Interior do Design).

Reza a lenda que a tradição de longa data teve origem com um antigo fabricante de geladeiras norte-americano chamado Kelvinator. Duas versões: a primeira diz que o mascote da Kelvinator era um pinguim. Dada a popularidade da marca nos EUA, as pessoas passaram a associar as duas coisas. A segunda diz que as geladeiras antigas (estamos falando da década de 40) tinham acabamento parecido com os móveis. Entretanto, isso exigia um grande esforço dos vendedores para chamar a atenção dos consumidores para o eletrodoméstico. O fabricante Kelvinator começou a enviar estátuas de pinguins para os lojistas, que deveriam ser colocadas sobre as geladeiras, chamando a atenção dos compradores. A ação inusitada caiu no gosto do consumidor que começou a pedir o pinguim como brinde, ao comprar a geladeira.

Até então o refrigerador era considerado artigo de luxo e ostentação. Foi só a partir da década de 60 que esse eletrodoméstico se popularizou e o pobre pinguim começou a ser visto como um item cafona.

Eu não acho nada cafona e gostaria de encher o teto da minha geladeira com diferentes versões do bichinho simpático.

Se essa história é real, ainda não consegui verificar. Mas na minha pesquisa achei uma anotação interessante extraída do Diário de Bordo da fragata Beagle que levou o cientista Darwin, entre 1831 e 1836, à Antártida: "Então mandei dois grumetes na captura de um pinguim que depois de empalhado, seria colocado sobre a geladeira do Senhor Darwin"

Se vc também gosta, seguem links de onde comprar ou como fazer alguns modelos para enfeitar e divertir sua cozinha.

Para comprar o seu pinguim:
Para fazer o seu pinguim:

Nenhum comentário: