quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitos, Regras e Lendas da Decoração - 01

Tenho lido bastante a respeito do tema e vez ou outra me deparo com idéias que são tidas como verdade para alguns e como lenda para outros.

Resolvi explorar alguns desses mistérios e segue aqui o primeiro post sobre Mitos, Regras e Lendas da Decoração.

BRANCO DÁ BRANCO? 


Eu, particularmente, amo branco. Mas infelizmente não posso ter um sofá branco. Na maioria das vezes, quem tem crianças, animais ou marido que janta no sofá (hmmm...) não pode ter móveis com tecidos nessa cor.

Massssss... como para tudo nessa vida tem jeito, sujeira em sofá branco também tem solução! Na verdade, sofá, cortina, tapete e outros tecidos podem ser brancos, desde que sejam laváveis e que possam receber alvejante (a velha e conhecida cândida). Se você acumula muitas razões para não usar branco nos tecidos (crianças, animais, poeira, etc...) aposte em acessórios brancos que vão tornar sua vida mais prática. Afinal de contas, ninguém merece lavar a sala ou o quarto inteiro toda semana.

Outro mito que envolve a cor branca é que ela aumenta espaços pequenos. Olha o que descobri... A sensação de espaço no seu cérebro é calculada em função dos diferentes estímulos que seus olhos recebem. Mais ou menos assim: quando você olha duas portas de cores diferentes, isso faz com que seus olhos se movam de uma porta à outra e rapidamente seu cérebro consegue processar a diferença de espaço entre elas. Se tanto as portas quanto o espaço entre elas forem da mesma cor, você vai levar mais tempo para processar o espaço e, consequentemente, a sensação de amplitude é maior ou mais duradoura. Entretanto, se pintar um espaço inteiro de uma só cor, seus olhos não têm a necessidade de ‘viajar’ e, portanto, não há percepção de amplitude.

Busque uniformidade de tons para ampliar o espaço, mas abuse de diferentes texturas e formas para entreter os olhos! Não é legal? Mas essa é só uma das teorias. Exitem prós e contras entre todas, mas esta me pareceu a mais interessante.

Conselho 01: nem sempre ‘maior’ significa ‘melhor’. Isto é, cores muito diferentes podem dar a sensação de um espaço menor mas, em compensação, trazem uma sensação maior de aconchego e intimidade.

Conselho 02: seu teto não precisa ser branco!!! Juro! Cores claras ajudam a dispersar a luz e tornam os ambientes mais iluminados. Entratanto, lembre-se que se suas paredes são escuras, um teto branco pode dar a sensação de que está mais baixo e, mais uma vez, proporcionar a sensação de espaço menor.







Fotos (na ordem): 
http://criandoasa.blogspot.com/2009/04/sofa-branco-opniao-de-quem-teve-um.html 
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/feng-shui-diz-centro-casa-precisa-ser-decorado-tons-terra-410682.shtml
http://www.coresdacasa.com.br/2010_01_01_archive.html

4 comentários:

Eliana Paschoalin disse...

Darling, parabéns pelo blog! Já coloquei nos favoritos. By the way, minha sala é 95% branca! Os outros 5% são off white..ahahaha Vou te mandar uma foto. bjs, Eli (B-M)

Lu disse...

Oi Eli, manda fotinhos, sim! Quero ver e usar como referência. Bj.

Luciana e Família disse...

Lu, estou amando suas dicas! Vc definitivamente achou um hobby show!

Lu disse...

Lulu, obrigada pelo apoio. Continue acompanhando. Beijão.