- Use sua varanda com carinho. Ela não pode ser encarada como um quartinho de bugigangas e sim como mais um cômodo que merece tanto respeito e dedicação quanto os demais.
- Por regra do condomínio, não posso modificar o piso de ardósia verde horroroso da minha varanda. A solução foi comprar mini-decks de madeira para cobri-lo. Tive que mandar cortar alguns para dar o tamanho certo. Mas você também pode preencher os espaços vazios com pedriscos ou seixos. Super-zen.
- Se houver espaço, compre móveis adequados para espaços abertos. Atenção com o excesso. Opte por móveis menores e que caibam no espaço que você tem. Uma cadeira ou poltrona e uma mesinha de apoio talvez sejam tudo o que vc precisa. Caso contrário, sua varanda vai ficar tão cheia e sem espaço de circulação que não será possível nem entrar na dita cuja.
- Paisagismo. Olha só, não é que eu não gosto de plantas. O problema é que não sei e não curto cuidar delas. Além disso, a Conchitta e a Franccesca (minhas gatas) comem e destroem todo tipo de planta que tento criar. Mas entendo que um cantinho com plantas seja fundamental na varanda, então terei que investir um pouquinho nisso também. Uma alternativa é optar por ervas e temperos. E, se não há espaço no chão para vasos e cachepôs, opte pelas paredes. Podem ser prateleiras ou decks de madeira para pendurar os vasinhos.
- A maioria dos condomínios não permite que as cores das varandas sejam modificadas para não afetar a fachada dos edifícios. Mããããsss, se como a minha, sua varanda tiver uma parede que fica voltada para dentro do apê, aí dá para mudar pelo menos essa. Invista em tons mais quentes como vermelho, terra cota, alaranjados.
- Os acessórios vão complementar a paisagem. Pedra, madeira, ferro , cerâmica e outros materiais rústicos são bem apropriados. Aposte também nos tecidos. Só não esqueça de que todos esses acessórios estarão sujeitos ao clima.
- Iluminação também é importante. No meu prédio, não posso trocar o acabamento do teto (madeira) ou o tipo de iluminação (embutida... eca!). Para complementar, use velas e luminárias que possam ficar no chão ou na mesinha de apoio.
Adorei as lâmpadas em cordão e o felino, é claro! Fonte: www.shelterness.com |
Itens de Madeira ou pedra são super adequados. Fonte: www.shelterness.com |
Pedras, madeira e faixa de grama. Não gosto da fonte de água,
mas ela ajuda a dar o toque zen. Já imagino a Conchitta
tomando água da bica. Fonte: www.shelterness.com
Pequena, simples e fofa. Amei a esteira como tapete. Fonte: www.shelterness.com |
Olha aí váááárias dicas juntas: aparador de tamanho adequado, banco estreito, plantinhas e velas. Perfeito! Fonte: revistacasaejardim.globo.com |
Passada a sessão “ahhh... que lindo... que sonho!” dá uma olhada nas duas dicas práticas abaixo:
The Hanging Balcony Table (Mesa de Varanda para Pendurar)
Não sei se existe no Brasil, mas talvez alguém consiga adaptar e desenvolver uma por aqui. Fonte: http://www.dealsdirect.com.au/p/hanging-balcony-table-70-30cm/ |
Balcony Grill (Mini-churrasqueira de varanda)
Sensacionaaaalll!!! Para as que sonham com uma varanda gourmet! Bem uó, né. Mas que resolve, resolve.Fonte: freshome.com |
2 comentários:
Adorei as dicas! Já vi minha pequena varanda com outros olhos.
Lu
Não tinha visto o tem post! Ficou show vou linkar ele no blog :)
bjo
Postar um comentário