quinta-feira, 29 de julho de 2010

30 m2 com 24 ambientes... coisa da China!

Eu já tinha visto esse vídeo, antes mesmo de ter o blog. Esses dias, uma amiga me enviou novamente. Não podia deixar de postar.

Não é novidade, mas é muito legal. O moço conseguiu criar 24 ambientes diferentes em um apartamento de 30 m2. Ele fez isso utilizando módulos deslizantes. Dá só uma olhada.

O código de incorporação não estava disponível, por isso, estou divulgando o link: http://www.youtube.com/watch?v=L4yJGTPUR_0

Have fun!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Parede personalizada. Show!

Ok, ok... não estou relaxando. Juro! Só ando meio ocupada com o trabalho (afinal preciso ganhar um dinheirinho) e com a futura mudança (Sim. Já!).

Nesse meio tempo, recebi um vídeo muito interessante de como ter uma parede com a sua cara. Vejam bem... não é propaganda... a solução é que é muito legal.



De acordo com a HP, a solução estará disponível no Brasil em setembro. Uhuuu...
A cabecinha começa a ter váááárias idéias...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mitos, regras e lendas da decoração – Parte 02

Segue o segundo post da série (não me pergunte até onde vai...) Mitos, regras e lendas da decoração.

Na dúvida, vai de bege, ou areia, ou creme, ou crú, ou marrom claro, ou palha...

Claro que para alguns (principalmente seu namorado ou marido) todas essas cores se resumem ao bege! Mas as nuances que ficam entre o branco e o marrom na escala de cores estão cada vez mais variadas. Os fabricantes de tintas que o digam!

Um dos grandes mitos da decoração que sempre ouvi é o de que bege vai com tudo. Claro que o bege consegue criar harmonia com qualquer outra tonalidade. Mas não deixe de arriscar ou seu ambiente vai acabar ficando sem graça. A verdade é que hoje existem tantas ferramentas de simulação disponíveis, que não dá nem tempo de sofrer.

Minha singela sugestão: aplique cores neutras (Não precisa ser só o bege! Pode ser branco, cinza, preto, marrom) em elementos mais complicados de se modificar ao longo do tempo (móveis grandes ou planejados, piso, molduras). No restante (acessórios, paredes, tapetes, móveis menores) você pode pirar. Além de ficar mais fácil e mais barato pirar com mais frequência.

Pense no bege (ou outra cor neutra) como o fundo. Mas não se obrigue a usar a mesma tonalidade para os outros elementos da decoração.

Mais uma vez, tudo depende do seu estilo e da funcionalidade do espaço. Se você é feliz morando em uma caixinha bege, quem sou eu para sugerir um tapete vermelho. Não é mesmo?

Conselho 01: cuidado ao escolher cores em catálogos e ferramentas de simulação. A cor final em seu ambiente (seja nas paredes ou nos móveis e acessórios) depende muito da iluminação, que pode mudar radicalmente o resultado final. Faça teste de cores in loco e em diferentes horários para ter certeza de que as cores escolhidas não vão se tornar indesejáveis ao cair da noite.

Eu ia incluir alguns vídeos aqui mas esta distinta ferramenta de post não me permite. Seguem os links para os vídeos de transformações interessantes de ambientes 'boring beige'.

http://www.hgtv.com/videos/ban-beige/29523.html
http://www.hgtv.com/videos/sea-of-beige-no-more/48228.html
http://www.hgtv.com/videos/beige-kitchen-goes-green/44402.html

Esse é um exemplo clássico também de como evitar a monotonia do bege:


Fonte: todos os conteúdos em vídeo e fotos exibidos pertencem ao site http://www.hgtv.com

segunda-feira, 19 de julho de 2010

De Ouro Preto: ideia simples mas sensacional!

Neste final de semana fui passear em Ouro Preto, MG. Dizer que a cidade é um charme e que a comida é deliciosa já virou clichê. Mas olha que ideia simples e bacana.

Vai servir almoço para um bando de gente e não sabe onde dispor os talheres? Tem arroz em casa? Olha que legal:

Um cuidado (e olha que quem reparou nisso foi meu marido... rsrsrs): não afunde muito os talheres senão seus convidados vão ter que encostar a mão justamente na região do talher que é levada à boca.

A foto foi tirada no restaurante Acaso 85. Boa comida, ambiente muito inusitado (parece uma gruta ou calabouço) e serviço muito bom!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitos, Regras e Lendas da Decoração - 01

Tenho lido bastante a respeito do tema e vez ou outra me deparo com idéias que são tidas como verdade para alguns e como lenda para outros.

Resolvi explorar alguns desses mistérios e segue aqui o primeiro post sobre Mitos, Regras e Lendas da Decoração.

BRANCO DÁ BRANCO? 


Eu, particularmente, amo branco. Mas infelizmente não posso ter um sofá branco. Na maioria das vezes, quem tem crianças, animais ou marido que janta no sofá (hmmm...) não pode ter móveis com tecidos nessa cor.

Massssss... como para tudo nessa vida tem jeito, sujeira em sofá branco também tem solução! Na verdade, sofá, cortina, tapete e outros tecidos podem ser brancos, desde que sejam laváveis e que possam receber alvejante (a velha e conhecida cândida). Se você acumula muitas razões para não usar branco nos tecidos (crianças, animais, poeira, etc...) aposte em acessórios brancos que vão tornar sua vida mais prática. Afinal de contas, ninguém merece lavar a sala ou o quarto inteiro toda semana.

Outro mito que envolve a cor branca é que ela aumenta espaços pequenos. Olha o que descobri... A sensação de espaço no seu cérebro é calculada em função dos diferentes estímulos que seus olhos recebem. Mais ou menos assim: quando você olha duas portas de cores diferentes, isso faz com que seus olhos se movam de uma porta à outra e rapidamente seu cérebro consegue processar a diferença de espaço entre elas. Se tanto as portas quanto o espaço entre elas forem da mesma cor, você vai levar mais tempo para processar o espaço e, consequentemente, a sensação de amplitude é maior ou mais duradoura. Entretanto, se pintar um espaço inteiro de uma só cor, seus olhos não têm a necessidade de ‘viajar’ e, portanto, não há percepção de amplitude.

Busque uniformidade de tons para ampliar o espaço, mas abuse de diferentes texturas e formas para entreter os olhos! Não é legal? Mas essa é só uma das teorias. Exitem prós e contras entre todas, mas esta me pareceu a mais interessante.

Conselho 01: nem sempre ‘maior’ significa ‘melhor’. Isto é, cores muito diferentes podem dar a sensação de um espaço menor mas, em compensação, trazem uma sensação maior de aconchego e intimidade.

Conselho 02: seu teto não precisa ser branco!!! Juro! Cores claras ajudam a dispersar a luz e tornam os ambientes mais iluminados. Entratanto, lembre-se que se suas paredes são escuras, um teto branco pode dar a sensação de que está mais baixo e, mais uma vez, proporcionar a sensação de espaço menor.







Fotos (na ordem): 
http://criandoasa.blogspot.com/2009/04/sofa-branco-opniao-de-quem-teve-um.html 
http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/feng-shui-diz-centro-casa-precisa-ser-decorado-tons-terra-410682.shtml
http://www.coresdacasa.com.br/2010_01_01_archive.html

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Papel de parede: eu quero!

Em uma recente viagem a Londres tive a felicidade de visitar o Fashion & Textile Museum. Trata-se de um museu com exibições itinerantes sempre com alguma relação com o mundo têxtil e, pq não, fashion.

Fui com uma turma de colegas de trabalho, naqueles passeios que são programados para integrar as equipes ao mesmo tempo em que conhecem um pouco mais da cidade (ahnnn... boriiiing!). Alguns muuuuuiiito chatos e outros um pouquinho mais interessantes.

Sem dúvida nenhuma esse passeio superou minhas expectativas. Afinal de contas não é um local super turístico, não atrai multidões e, ao vê-lo na agenda dos encontros, me perguntei muitas vezes 'que diabo vamos fazer nesse lugar'. Essas, portanto, eram as minhas baixíssimas expectativas.

De repente, tudo se transformou. A mostra do mês era de Papel de Parede, em homenagem aos 150 Anos da Sanderson, uma das empresas pioneiras em decoração no Reino Unido, primeira a produzir tecidos e papéis de parede em massa por aquelas bandas.

Sim! A visita superou minhas expectativas. Vi muitas estampas bonita não só para os nossos tempos, mas também aquelas que eram consideradas um 'must absolutelly have' em suas épocas.

Fiquei tão empolgada que o papel de parede conseguiu ocupar um espaço definitivo no meu coração depois desse passeio. E já escolhi meu sonho de consumo nesse material: Dandelion Clocks. Difícil foi chegar a essa decisão.

Na faixa superior algumas amostras da nova coleção e abaixo meu preferido, em cores variadas.



No site da Sanderson tem muuuuuuito mais. Quem gosta... vai enlouquecer.

Essa loja é demais!

A Pylones é uma marca de origem francesa que comercializa artigos úteis, inúteis, lindos, fofos, práticos e tudo o que pode deixar você mais pobre.

Para quem gosta dessas coisas (eu sou uma dessas loucas, é claro) é fácil sair gastando com coisinhas que você não precisa mas que são irresistíveis, que você precisa mas nunca achou um design diferente para o artefato, ou que vc nem sabia que precisava ou existia!

Agora, além dos quiosques (Iguatemi e Market Place em SP e Barra Sh. no Rio), eles têm uma loja online no Brasil: http://lojapylonesbrasil.com.br

Dá uma olhada:


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Era uma vez um pinguim de geladeira

"Vou me embora desta terra
com meu pingo e chaleira
pois aqui já não existe
um pinguim na geladeira"
(trova do folclore gaúcho)

"No hay cana sin Jerez
Ni boca sin tu carmin
Riachuelo sin pez
Heladera sin pinguin"
(Cancionero de la Patagonia)


Dia desses me peguei olhando uma curiosa figura na minha cozinha: meu pinguim. Claro que estou falando do pinguim que mora em cima da minha geladeira! Comecei a questionar a origem desse bibelô e resolvi pesquisar um pouco para postar aqui no IdD (a.k.a. Interior do Design).

Reza a lenda que a tradição de longa data teve origem com um antigo fabricante de geladeiras norte-americano chamado Kelvinator. Duas versões: a primeira diz que o mascote da Kelvinator era um pinguim. Dada a popularidade da marca nos EUA, as pessoas passaram a associar as duas coisas. A segunda diz que as geladeiras antigas (estamos falando da década de 40) tinham acabamento parecido com os móveis. Entretanto, isso exigia um grande esforço dos vendedores para chamar a atenção dos consumidores para o eletrodoméstico. O fabricante Kelvinator começou a enviar estátuas de pinguins para os lojistas, que deveriam ser colocadas sobre as geladeiras, chamando a atenção dos compradores. A ação inusitada caiu no gosto do consumidor que começou a pedir o pinguim como brinde, ao comprar a geladeira.

Até então o refrigerador era considerado artigo de luxo e ostentação. Foi só a partir da década de 60 que esse eletrodoméstico se popularizou e o pobre pinguim começou a ser visto como um item cafona.

Eu não acho nada cafona e gostaria de encher o teto da minha geladeira com diferentes versões do bichinho simpático.

Se essa história é real, ainda não consegui verificar. Mas na minha pesquisa achei uma anotação interessante extraída do Diário de Bordo da fragata Beagle que levou o cientista Darwin, entre 1831 e 1836, à Antártida: "Então mandei dois grumetes na captura de um pinguim que depois de empalhado, seria colocado sobre a geladeira do Senhor Darwin"

Se vc também gosta, seguem links de onde comprar ou como fazer alguns modelos para enfeitar e divertir sua cozinha.

Para comprar o seu pinguim:
Para fazer o seu pinguim:

terça-feira, 6 de julho de 2010

Família é pra essas coisas

Melhor que ter decoração como hobby é ter família que trabalha no ramo. Ou mais ou menos no ramo.
Tenho um primo que trabalha em um grande fabricante de tintas e nesse fim de semana ele me presenteou com uma sacolinha recheada de edições da Minha Casa e Casa Claudia.
Não é o máximo?! Ameiiiiii....
Ele prometeu trazer mais edições. Estou devorando todas e em breve vou postar meus destaques.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Decoração, arquitetura e acessibilidade

Tenho a sorte de trabalhar ao lado do shopping D&D. Hoje tinha decidido visitar uma das lojas e depois fazer um post sobre o passeio. Entretanto, no meu horário de almoço, desci até a praça de alimentação e tive uma surpresa. A área central da praça (normalmente pouco explorada pelas lojas ou pelo shopping) estava exibindo uma mostra. Fui até lá e fiquei muito contente com o que vi.

Trata-se da 1ª Mostra Casa e Corporativos Acessíveis. O objetivo é divulgar o conceito de arquitetura inclusiva, baseado no princípio do desenho universal, que cria ambientes que possam ser usados pelo maior número de pessoas possível, propondo casas preparadas para qualquer limitação física, imposta pelo avanço da idade ou pela deficiência física.

Nove dos ambientes planejados estão espalhados pelos andares do shopping e 12 em uma casa térrea montada na praça de alimentação.




Na minha leiga opinião, o ambiente mais interessante é o banheiro da casa térrea. Ele possui equipamentos que facilitam o uso do vaso sanitário, pia (com ajuste de altura da cuba) e chuveiro e que vão além das simples barras de apoio. Além disso são equipamentos com acabamento em aluminio anodizado ou cromado que combinam com estilo e design modernos. Quer saber mais? Clique aqui.

“1ª Mostra Casa e Corporativo Acessíveis 2010 – Projeto & Estilo”
D&D – Decoração e Design Center
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12.555, Brooklin - (Marginal Pinheiros, próximo a ponte estaiada)
Informações: Tel.: (11) 3043-9000 (11) 3043-9000 / 3043-9650
Horário: das 10h às 22h
Estacionamento: de segunda a sexta R$ 15 por 3 horas, sábado e domingo R$ 10 por 3 horas.
Site: www.dedshopping.com.br 

sábado, 3 de julho de 2010

Já conhece Pari?

Não é Paris, santa! É Pari mesmo. O bairro em São Paulo. Sábado pela manhã é um dia ótimo para visitar o bairro. A graça é que lá tem de tudo. Lojas cheinhas de produtos baratex para deixar sua casa um mimo.

Lá você compra desde brinquedos (muito mais baratos que qualquer loja de shopping), quinquilharias de mulher (aquelas coisas de cabelo, bolsinha, etc), mas o Pari é principalmente um paraíso para coisas de casa.

De utilidades plásticas até itens mais sofisticados e com preços de enlouquecer. Queria ter tirado algumas fotos, mas hoje mami e eu estávamos com pressa então fomos direto ao assunto (que nesse caso era uma panela de pressão, um jogo de 6 pratos rasos e 6 fundos daqueles que não quebram, um jogo de xícaras de chá, um jogo de xícaras de café e uma escada de 3 degraus).

Mas já combinamos de voltar lá em outro sábado, com tempo, só para passear, olhar e visitar as lojas... hmmm, duvido que não vamos gastar um centavo sequer.

Quer ter uma idéia da diferença de preços? A panela de pressão custou no Pari R$ 49,00. No Buscapé, encontrei a mesma panela a R$ 58,00 (menor preço).

O melhor é que se você atingir um valor mínimo determinado pela loja, você paga preço de atacado.

Entra nesse site e dá uma olhada em tudo o que tem. Mas o melhor mesmo é conferir ao vivo!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Um buraquinho na terra

Recebi da minha irmã as fotos de uma casa muito curiosa. Ela foi construída dentro de uma encosta. Dá uma olhada! É ou não é uma belezura?
A fonte é o site Trendir e lá vc encontra outras imagens interessantíssimas.


Embelezando o interior


Decorar: [Do lat. decorare.] Verbo transitivo direto. Guarnecer com adorno(s); dispor formas e cores em; ornamentar, embelezar...
Isso é o que dizem os dicionários. Alguns até sugerem a diferenciação entre Decoração e Design de Interiores. Para mim é tudo aquilo que torna algo mais bonito, elegante, confortável e que traz qualquer sensação de aconchego.
Vale para a casa, para qualquer ambiente mas principalmente para a alma. Já que o conceito de beleza é muito subjetivo e, nem sempre, a técnica vence o bom gosto, quero deixar aqui algumas dicas de tudo o que embeleza o meu interior. Espero sinceramente que algumas possam embelezar outros interiores.
 Há algum tempo venho buscando um hobby, uma paixão, um escape. Esse é o meu escape. E já que as portas estarão sempre abertas, qualquer um pode dar uma escapadinha por aqui de vez em quando.